http://olharbeheca.blogspot.com.br/2010/08/hipnose.html |
Além de exigir o domínio, mesmo que superficial, de ferramentas tecnológicas, são estas que derrubam implacavelmente o professor, de seu antigo trono do conhecimento e inexoravelmente forçam a educação a rever a metodologia, o currículo, as relações sociais no ambiente educativo e a avaliação. Assim a tecnologia tem o potencial de alavancar uma série de mudanças extremamente significativas para a educação.
A proposta de superação da
pedagogia da transmissão, desloca o professor da figura de transmissor e do
aluno de um receptor passivo. Mas longe do “fetiche da pesquisa acadêmica”, do
fazer pesquisa como no ramo acadêmico, a ideia é desvendar o mundo de informações
tangíveis aos alunos. A partir desta visão da “pesquisa como princípio
educativo”, como diz Pedro Demo, o aluno é capaz de emancipar-se da tríade das
aulas expositivas, livros didáticos e
professores opressores para uma pedagogia da troca, da descoberta e da
libertação.
Muito legal este post! Vocês estão de parabéns! Fizemos um vídeo para sobre a superação da pedagogia também.
ResponderExcluirSegue o link do nosso vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=m-JJzsx_PNw&feature=share
Abraços!