sábado, 1 de março de 2014

Vamos refletir?


http://olharbeheca.blogspot.com.br/2010/08/hipnose.html
Grandes inquietações são inerentes a profissão docente, sejam estas relativas à metodologia, currículo, papel da escola e da família e avaliação dentre outros. Mas talvez de todas estas, a que gera maior desafio ao professor, seja a tecnologia na educação.

 Além de exigir o domínio, mesmo que superficial, de ferramentas tecnológicas, são estas que derrubam implacavelmente o professor, de seu antigo trono do conhecimento e inexoravelmente forçam a educação a rever a metodologia, o currículo, as relações sociais no ambiente educativo e a avaliação.  Assim a tecnologia  tem o potencial de alavancar uma série de mudanças extremamente significativas para a educação.
A proposta de superação da pedagogia da transmissão, desloca o professor da figura de transmissor e do aluno de um receptor passivo. Mas longe do “fetiche da pesquisa acadêmica”, do fazer pesquisa como no ramo acadêmico, a ideia é desvendar o mundo de informações tangíveis aos alunos. A partir desta visão da “pesquisa como princípio educativo”, como diz Pedro Demo, o aluno é capaz de emancipar-se da tríade das aulas expositivas, livros  didáticos e professores opressores para uma pedagogia da troca, da descoberta e da libertação.

A partir desta premissa, o vídeo a seguir exemplifica uma proposta que rompe com o conceito da pedagogia da transmissão, tendo a tecnologia como fio condutor de uma proposta de construção coletiva e desenvolvimento cooperativo. 


Um comentário:

  1. Muito legal este post! Vocês estão de parabéns! Fizemos um vídeo para sobre a superação da pedagogia também.
    Segue o link do nosso vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=m-JJzsx_PNw&feature=share
    Abraços!

    ResponderExcluir